Brasília sedia encontro sobre desenvolvimento florestal

10/06/2013

Brasília sedia encontro sobre desenvolvimento florestal

O auditório da Confederação Nacional da Indústria – CNI recebe, no dia 18 de junho, o Encontro Anual do Fórum Florestal, com a participação de representantes de vários setores envolvidos na economia florestal brasileira. Entre os objetivos estão a formulação de estratégias do Governo sobre a política florestal brasileira e a regularização fundiária e a renovação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Com a organização a cargo do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNABF) e a co-realização do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), o evento tem o apoio da Rede Amigos da Amazônia, da WWF Brasil, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e da própria CNI. Na oportunidade, será levada à mesa de debates a apresentação do relatório final do estudo “Subsídios e Proposições para a formulação de uma política industrial sustentável para a Amazônia”.

Haverá, também, a cerimônia de encerramento do Convênio 728879 de 2009, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC). O convênio refere-se ao estudo Subsídios e Proposições para a Formulação de uma Política Industrial Sustentável para a Amazônia.  Sobre esta pesquisa, será apresentado o relatório final que propõe a formulação da política industrial para a Amazônia.

Para o presidente do FNABF, Geraldo Bento, o evento é uma forma de o setor mostrar sua força em nível nacional. “Com a discussão exercitamos a experiência de construir políticas florestais nacionais que valorizem os ativos do segmento e seja sensível na busca de alternativas sustentáveis à floresta amazônica”, avalia.

Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone: (061)9622-0012 ou (65) 3644-3666 ou ainda pelo e-mail: executivo@forumflorestal.org.

Lançamento da Mesa Redonda da Madeira Tropical Sustentável

Será realizado durante o encontro o lançamento da Mesa Redonda da Madeira Tropical, organizado pela Rede Amigos da Amazônia em parceria com o WWF Brasil e a TRAFFIC, e com o apoio do World Resources Institute (WRI) e a Forest Legality Alliance (FLA). O evento reunirá em um ambiente de diálogo e negociação os principais operadores e interventores estratégicos da cadeia da madeira nativa tropical no Brasil.

A iniciativa tem como objetivo viabilizar o mercado da madeira legal provida da Amazônia, por meio do fortalecimento da rede do setor garantindo a governança da legalidade no setor florestal. Para isto, serão realizados quatro encontros no formato de mesas redondas, a fim de facilitar os debates entre todos os atores que influenciam o mercado de madeira no Brasil. Sendo que o primeiro encontro acontecerá no dia 10 de julho deste ano, com os demais acontecendo no decorrer do ano.