Madeira ganha força na agenda pública com Mesa Redonda

27/06/2013

Lançada em Brasília, Mesa Redonda visa ampliar discussões sobre governança do setor madeireiro e propõe a construção de uma política nacional setorial

A partir de 10 de julho, representantes de diversos setores da economia florestal brasileira, entre órgãos do governo, da sociedade civil, do setor privado e de sindicatos da madeira, terão a oportunidade de dialogar sobre os desafios e soluções do setor florestal no Brasil. Por meio da Mesa Redonda da Madeira Tropical Sustentável, organizada e facilitada pela Rede Amigos da Amazônia (RAA), ligada ao Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o WWF-Brasil e a TRAFFIC, serão organizados e facilitados quatro encontros até o final do ano que reunirão, em um ambiente de negociação, os principais operadores e interventores estratégicos da cadeia da madeira nativa tropical no Brasil.

A iniciativa foi apresentada, na última semana, durante as atividades do Encontro Anual do Fórum Florestal, em Brasília. O evento foi organizado pelo Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNABF) e correalizado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad). Ainda contou com o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e da própria Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

De uma forma geral, os encontros periódicos pretendem fortalecer o setor garantindo a formação de um modelo de governança entre todos os atores que influenciam o mercado de madeira tropical sustentável no Brasil. “A Mesa Redonda é uma oportunidade ao setor para a organização de sua governança com foco na sustentabilidade da cadeia da madeira tropical, buscando construir uma proposta conjunta a ser debatida e negociada com governo”, explica a secretaria executiva da RAA, Thais Megid.

Para o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Mauro Armelin, a iniciativa será um importante instrumento de decisão para o setor. “Pretendemos contribuir para uma maior integração e diálogo dos três setores da economia e a reformulação da base florestal brasileira”, explica. Segundo ele, há dez anos a organização vem realizando bem-sucedidas mesas redondas, no mesmo molde, em temas variados como a da soja e da pecuária responsável. “Nosso convite é para que as pessoas se juntem a nós para que, em conjunto, possamos identificar o gargalo comum do setor e encontrar as soluções necessárias”, finaliza.

A iniciativa também possui o apoio da Comissão Europeia, do World Resources Institute (WRI) e da Forest Legality Alliance (FLA).

Programação

Os dois primeiros encontros acontecerão em São Paulo e vão reunir as empresas operadoras da cadeia da madeira tropical, investidores e instituições não governamentais (i.e., entidades ambientalistas, movimentos social e trabalhista, agências internacionais e instituições de pesquisa). A ideia é revisar os pontos importantes da proposta de mudanças na política florestal do Brasil, além de organizar um modelo interno de governança do setor que seja encaminhado para aos órgãos do governo federal.

Já os demais encontros serão a oportunidade de diálogo e negociação com os governos estaduais e federal sobre os aspectos políticos do setor florestal no país e os cenários e perspectivas de mudanças do mercado da madeira tropical sustentável no Brasil e no exterior. Além disso, serão feitos os encaminhamentos de propostas de viabilização do mercado de madeira tropical sustentável.

Próximo ao terceiro encontro, acontecerá um encontro paralelo, em parceria com o World Resource Institute, com presença de atores internacionais da União Europeia, governo e empresas dos EUA e países da América Latina, a fim de promover a troca de experiências e discutir desafios e oportunidades para a governança e sustentabilidade da madeira tropical no comércio internacional.

Confira a programação completa abaixo:

● Encontro 1 - Data: 10 de julho de 2013 (Fundação Getulio Vargas – São Paulo).
● Encontro 2 - Setembro de 2013 (Fundação Getulio Vargas – São Paulo)
● Encontro 3 - Outubro de 2013 (Brasília)
● Encontro 4 - 13 de novembro de 2013 (Fundação Getúlio Vargas – São Paulo)

Mais informações em www.raa.fgv.br