Mesa Redonda da Madeira Tropical Sustentável

Nota Conceitual

Proposta da iniciativa da Mesa Redonda da Madeira Tropical Sustentável

O objetivo desta iniciativa, promovida pela RAA l FGV; WWF e TRAFFIC; com o apoio da Comissão Europeia, Forest Legality Alliance e World Resources Institute, é organizar e facilitar encontros para diálogo entre o setor florestal visando a promoção da sua governança, a fim de atingir viabilidade do mercado da madeira tropical sustentável no Brasil, através de espaços de negociações com o setor público.

Os parceiros esperam, com esta iniciativa, obter resultados positivos para todo o setor, como:

1. Estruturar um modelo de governança multilateral que visa reunir as partes interessadas a participar do diálogo, a tomada de decisão e a implementação de soluções para os problemas ou objetivos comuns encontrados pelos atores do setor florestal no Brasil, como um agente mobilizador;

2. Avaliar o sistema atual referente à sustentabilidade da cadeia da madeira tropical provida da Amazônia, buscando combater a “falsa legalidade” da madeira e construir uma proposta conjunta a ser debatida e apresentada ao governo;

3. Estabelecer critérios para uma cadeia de controle da madeira tropical sustentável.

Para alcançar seus objetivos, esta iniciativa pretende organizar quatro encontros para proporcionar o diálogo aberto e horizontal (mesas redondas) entre as partes interessadas do setor e facilitar os debates e a formação do modelo de governança multilateral entre todos os atores que influenciam o mercado de madeira tropical sustentável no Brasil.

Os dois primeiros encontros serão a oportunidade de reunir as empresas operadoras da cadeia da madeira tropical, investidores e instituições não governamentais (i.e., entidades ambientalistas, movimentos social e trabalhista, agências internacionais e instituições de pesquisa) para juntos revisarem os pontos importantes que subsidiem uma proposta de mudanças na política florestal do Brasil e organizarem um modelo interno de governança do setor para darem os devidos encaminhamentos desta proposta junto aos órgãos do governo federal.

Já os encontros 3 e 4 serão a oportunidade de diálogo e negociação com os governos estaduais e federal sobre os aspectos políticos do setor florestal no Brasil e os cenários e perspectivas de mudanças do mercado da madeira tropical sustentável no Brasil e no exterior. Além disso, serão feitos os encaminhamentos de propostas de viabilização do mercado de madeira tropical sustentável.

Próximo ao terceiro encontro, planeja-se realizar um encontro paralelo, em parceria com o World Resource Institute, com presença de atores internacionais da União Europeia, governo e empresas dos EUA e países da América Latina, a fim de promover a troca de experiências e discutir desafios e oportunidades para a governança e sustentabilidade da madeira tropical no comércio internacional.

Datas previstas:

●     Encontro 1 - Data: 10 de julho de 2013 (Fundação Getulio Vargas – Salão Nobre, Av. Nove de Julho, 2029).

●     Encontro 2 - Agosto/Setembro de 2013 (Fundação Getulio Vargas – São Paulo)

●     Encontro 3 - Data: outubro de 2013 (Local a definir em Brasília)

●     Encontro 4 - 13 de novembro de 2013 (Fundação Getúlio Vargas – Salão Nobre, Av. Nove de Julho, 2029)

Convidados