RAA | GvCeapg marca presença em eventos no México

06/05/2014 - Por Felipe Santana Rick

 

Encontros aconteceram em Guadalajara e serviram para discutir o combate à ilegalidade e as tendências do mercado internacional da madeira de origem legal

No mês de abril a Rede Amigos da Amazônia participou de dois eventos internacionais. O objetivo é fomentar a troca de experiências entre Brasil, Colômbia e México sobre politicas públicas e ações privadas, ligadas ao combate da ilegalidade na produção e comércio da madeira tropical nestes países. Nestes encontros, o Brasil esteve representado por Thais Megid Pinto (Coordenadora Geral da RAA e Pesquisadora do GvCeapg), Rafik Hussein Saab Filho (Secretário Executivo do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeira do Estado de São Paulo) e Cassia Callegari (Especialista em Meio Ambiente da SMA-SP). 

Organizado pelo World Resources Institute (WRI), no dia 28 de Abril, o seminário “Diálogos por la Legalidad” contou com a participação de membros da Forest Legality Aliance (FLA), entidade que tem como objetivo diminuir o comércio ilegal de produtos de origem florestal e da qual a RAA | GvCeapg faz parte. Este evento serviu para que os participantes apresentassem seus programas e iniciativas para o combate à madeira ilegal implementados em cada país. Também foi aberta a possibilidade de novas cooperações entre as instituições de governo e do setor privado para aprimorar essas iniciativas com base na troca de experiências.

O Brasil apresentou o Programa Madeira é Legal, de São Paulo, seus resultados e perspectivas de melhoras. “Os desafios para lidar com o mercado de madeira legal são muitos parecidos em todos os países. As medidas adotadas pelo o Estado de SP e Bogotá estão mais avançados do que no México, mas todos enfrentam problemas para que sua implementação seja efetiva, principalmente considerando questão de fortalecimento da governança local”, analisou Thais Megid.

Consenso é de que este intercâmbio foi grande importância. Os participantes esperam que mais adiante sejam formalizadas cooperações, através de ações dos governos em parceria com outras entidades, para se apoiarem no combate ao comércio de madeira ilegal.

Tendências internacionais do mercado de madeira legal

Com o intuito de discutir a demanda internacional, as últimas tendências e novidades do mercado de madeira tropical de origem legal e os existentes sistemas de controle, ocorreu no dia 29 um encontro organizado pelo FLA, com presença dos principais atores deste mercado no México.

Neste evento, o Brasil participou no painel sobre medidas internas de combate à exploração e comércio da madeira ilegal. Cassia Callegari e Rafik Hussein apresentaram o Cadmadeira, projeto da SMA do Estado de São Paulo que fomenta ações em favor do comércio legal da madeira, analisando seus números, desafios e expectativas para o futuro.

Em setembro de 2013, a Rede Amigos da Amazônia organizou em Belém, no Pará, junto com o FLA, evento semelhante voltado para os atores da cadeia madeireira da região.
 

Realização

  

Parceiro

Apoio

Apoio Institucional

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede